As tendências wellness 2024, segundo o Global Wellness Institute, quer a personalização e as questões climáticas, quer a longevidade – com hábitos inspirados nas Blue Zones, o uso de arte e estímulos sensoriais, assim como a saúde mental e a conexão masculina – com foco em tratamentos dedicados aos Homens, estão fortemente “sob o radar”.
Uma das hipóteses é através das tendências wellness 2024 que são avançadas por organizações, como a Global Wellness Institute. Entre as várias hipóteses para 2024, associadas ao segmento de tratamentos spa e hospitalidade, destacamos as seguintes:
- Destinos de Natureza e Retiros Rurais: a busca por destinos que ofereçam conexão com a natureza, como praias isoladas, montanhas e áreas rurais, está em alta e os viajantes procuram locais que proporcionem uma pausa tranquila e rejuvenescedora.
- Turismo de Saúde e Longevidade: viagens que oferecem serviços medical e de bem-estar, como check-ups de saúde, consultas com profissionais de saúde e tratamentos terapêuticos, estão cada vez mais populares para aqueles que desejam combinar turismo com cuidados pessoais.
- Experiências de Cultura: Os viajantes procuram destinos que ofereçam uma autêntica experiência cultural, permitindo que mergulhem em práticas de bem-estar locais, como meditação, yoga, terapias tradicionais e ancestrais, ou mesmo atividades ligadas à história e património do local, tais como workshops ou aulas de cerâmica entre outras.
- Viagens de Desconexão Digital: uma das grandes tendências, uma vez que com o aumento da dependência da tecnologia, muitos viajantes procuram destinos que promovam a desconexão digital, incentivando o relaxamento, a reflexão e a interação humana real.
- Turismo de Bem-Estar Sustentável: a sustentabilidade ambiental é uma preocupação crescente entre os viajantes de bem-estar, levando a uma procura por destinos e experiências que promovam práticas eco-amigáveis e conscientes com foco regenerativo.
- Bem-estar social: desde clubes de bem-estar social em expansão, a novas aplicações sociais (que são realmente sociais, e juntam pessoas); os viajantes procuram mais atividades baseadas em “nós” que promovam conexões e bem-estar coletivo.
- “Turismo de Sono” – Otimizar o sono para o bem-estar: o sono tem sido uma prioridade do consumidor desde a pandemia, e é cada vez mais acentuada a procura de experiências e tratamentos de spa focados no sono.
- Anti-aging, Healthy aging, Well aging: os hotéis estão a desempenhar, cada vez mais, um papel de ajuda aos hóspedes no envelhecer gracioso, fundindo tecnologia com práticas tradicionais de bem-estar e atividades preventivas e em linha com o envelhecimento ativo, promovendo, assim, a longevidade.
- Mindfullness: spas que oferecem sessões de meditação ou mindfulness como complemento dos tratamentos, ou incorporado nestes. Estas sessões ajudarão os hóspedes a desligarem-se do mundo digital e a reconectarem-se consigo mesmos, promovendo a clareza mental e a paz interior. Assim como lembram, ou ensinam, os hóspedes o poder de respirar bem, e o impacto que pode ter nas suas vidas.
- Holistic Health and Healing: a experiência de spa estender-se-á além do mero relaxamento e estética; mergulhará na saúde holística e na cura. Os spas irão colaborar com profissionais de saúde para oferecer serviços que abordem preocupações específicas de saúde. Também as Termas e tratamentos com água, em geral, estarão em alta.
- Tratamentos de Spa Personalizados: tratamentos “standartizados” são passado. Os spas focam-se cada vez mais em experiências personalizadas. A tecnologia avançada, como ferramentas de análise da pele, permitirá aos terapeutas adaptar os tratamentos às necessidades específicas de cada hóspede, tratamento concebido exclusivamente para eles.
- O desporto e a hospitalidade: hospitalidade passa ser influenciada pelos desportos sociais e o desejo de treinar como atletas de elite. Destinos hoteleiros começam a oferecer programas liderados por profissionais, como Maria Sharapova. O turismo desportivo passa de espectadores a participantes ativos.
- Arte sensorial para o bem-estar: museus, hotéis e spas apostam em experiências artísticas multissensoriais enquanto forma integrada de promover bem-estar e novas experiências aos seus hóspedes. A experiência audiovisual de uma tempestade a circundar uma piscina de hidromassagem é exemplo disso mesmo.
E são precisamente estes os pilares da nossa ação quando intervimos num projecto Wellness. Como?
Incorporando as tendências wellness 2024, como uma abordagem holística do bem-estar, de forma a inspirar os empreendimentos turísticos a oferecer uma gama mais ampla de serviços de spa e Wellness em geral, que atendam às necessidades físicas, mentais, emocionais e espirituais dos hóspedes. O que pode incluir programas personalizados de bem-estar, sessões de meditação, aulas de ioga e terapias energéticas, caminhadas e muito mais.