Quando se trata de vender algo, até mesmo no setor wellness & spa, a chave está em conhecer bem o produto ou serviço, acreditar nele e utilizá-lo. Isso leva à reflexão: será que os gestores e terapeutas de spas vivenciam o bem-estar que desejam transmitir aos seus clientes?
Na procura de respostas, dados ou estudos, percebe-se que há poucas pesquisas que abordam a saúde mental ou física dos profissionais de spa. No entanto, estima-se que cerca de 90% dos profissionais da indústria relatam sintomas de ansiedade e stress no trabalho.
Outro estudo, publicado em 2019 no Journal of Occupational Health Psychology, revelou que profissionais da indústria de beleza e bem-estar, como massagistas, esteticistas e rececionistas, são mais propensos a enfrentar problemas de saúde mental, como esgotamento ou burnout.
Acredito que não precisamos de estudos para concluir que o stress no trabalho leva à desmotivação e afeta o desempenho das funções. Não é novidade que colaboradores exaustos apresentam resultados menos satisfatórios e têm suas vidas pessoais afetadas. É um ciclo vicioso.
Portanto, é cada vez mais importante refletir sobre práticas que ajudem os terapeutas e gestores a aliviar o stress no ambiente de trabalho.
De que forma se promove o bem-estar dos funcionários de Wellness & Spa?
Segundo o último relatório da Global Wellness Institute, uma das principais tendências para 2023 são os “Workplace Wellness” (bem-estar no trabalho). São programas de felicidade e bem-estar desenvolvidos para combater a crescente tendência de problemas relacionados à saúde mental e física.
Embora não seja uma ideia nova criar departamentos de felicidade e bem-estar, ou até mesmo contratar empresas para desenvolver e implementar esses programas, parece que finalmente estamos a começar a estudar e considerar os benefícios que os “Workplace Wellness” podem trazer.
Estudos divulgados pela GWI sugerem que esses programas para além de apoiarem a redução e a prevenção de doenças, diminuindo as taxas de absenteísmo, também apresentam fortes evidências de retorno sobre o investimento (ROI) feito para desenvolvê-los ou contratá-los.
Até ao momento, os resultados têm sido muito positivos, com aumento dos lucros corporativos e melhoria significativa na qualidade de vida dos profissionais, tanto no âmbito profissional quanto pessoal.
Existem diversas estratégias que podem contribuir para o bem-estar das equipas, como a troca de tratamentos entre os funcionários ou o uso do “Quadro de Sonhos”, que, quando bem utilizado, contribui significativamente para incentivar a visualização de objetivos individuais, promover ações de bondade entre colegas e apoiar as lideranças na promoção do salário emocional. A felicidade está nas interações diárias e nas ações do quotidiano, não apenas em dias comemorativos.
Por isso, concordamos que investir em estratégias que promovam o bem-estar das equipas é, ao mesmo tempo, investir nos bons resultados do negócio.
Por quê promover o bem-estar dos funcionários de Wellness & Spa?
Ao investir no bem-estar das equipas, está investir diretamente na satisfação do cliente final e nos resultados financeiros do Spa. Colaboradores motivados e satisfeitos são capazes de proporcionar uma experiência superior aos clientes e aumentar a sua fidelização. Além disso, a melhoria na qualidade de vida dos profissionais cria um ambiente mais positivo e acolhedor, que irá, certamente, ser percebido pelos clientes.
Investir no bem-estar das equipas resulta, inevitavelmente, num impacto positivo na cultura de serviço e nos resultados financeiros.
Wellness Academy, apoiamos o desenvolvimento dos seus serviços Wellness & Spa e motivamos a produtividade e bem-estar dos colaboradores através de consultoria e formação.
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